Quer empreender? Veja 5 lições de como começar no mundo do empreendedorismo

Luzia Costa que já teve vários negócios antes do Grupo Cetro, dá dicas para iniciar sua vida empreendedora com segurança e cuidado



Empreender e ter seu negócio próprio é o sonho de muitos brasileiros. Mas começar neste caminho não é tão simples assim e se faltar preparo, o futuro empreendedor pode acabar desistindo dessa jornada ou até mesmo tornar este momento um pesadelo.


Luzia Costa, empreendedora há mais de 10 anos, já teve muitos empreendimentos pequenos até chegar ao sucesso que é hoje a frente das franquias Sóbrancelhas e Beryllos. “É errando que se aprende. Por isso é necessário aguentar a pressão que terá nesta nova vida. Mas jamais desistir”, completa a empresária.


Para se preparar para o mundo do empreendedorismo, e CEO do Grupo Cetro, listou cinco lições para iniciar e evitar erros. Confira abaixo:


1. Invista em algo que você goste e tenha conhecimento

Alguns empreendedores começam no caminho errado por optar por algo que está “na moda” ao invés de se dedicar ao que já tem experiência e entende. Por isso, é fundamental para começar a empreender, desenvolver um negócio com suas habilidades já existentes. Você evitará prejuízos e precisará menos de auxílio externo.


2. Faça um plano de negócio

Sem planejamento a vida do empreendedor fica bem mais complicada. Por isso, é essencial começar criando um plano de negócio, onde você estabeleça o mercado que irá atuar, público-alvo, o que será ofertado, concorrentes, fornecedores, pontos fracos e fortes do negócio, enfim, um mapa do negócio com informações detalhadas que irão viabilizar a ideia do empreendimento e sua gestão.