top of page

Depois de morar na beira do rio, empresária de Taubaté cria franquia com 200 lojas

A história da empresária Luzia Costa, de Taubaté (SP), renderia um filme. O roteiro, tem cenas de fracasso e lições de superação. A protagonista foi comerciante, faliu, teve que morar na beira do Rio Paraíba, mas conseguiu construir uma marca de franquias com mais de 200 lojas no Brasil e no exterior.

A experiência da Luzia no mundo dos negócios, começou em 2001, vendendo biscoitos caseiros para melhorar a renda. A aposta deu certo e a empreendedora cresceu.


Foto: Divulgação /TV Vanguarda


“Do biscoito, a gente montou carrinho de lanche, depois lanchonete, pizzaria, e com a pizzaria a gente quebrou, de maneira agressiva. A pizzaria dava grana, mas por má gestão, por misturar os bolsos, nós fomos morar na beira do rio, numa casa de pau a pique, onde eu tive que me reinventar completamente”, conta.


A reinvenção começou quando Luzia pediu, ao pai dela, R$ 40 emprestados para comprar um botijão de gás. Com o dinheiro, ela tentou virar o jogo: deixou o gás para trás e comprou ingredientes para fazer tomate seco e vender para os vizinhos.


“É muito difícil quando você quebra. Quando você acostuma com um padrão de vida, quebra por incompetência sua e, de repente, não pode passar no corredor de bolacha do mercado com o seu filho. Mas foi aí que eu aprendi que eu era empreendedora e aprendi a fazer dinheiro”, diz.


Volta por cima


Do tomate, a empreendedora ainda vendeu pirulitos caseiros até ganhar um curso de estética.

“Esse curso foi um divisor de águas e eu montei uma tenda de massagens na alta temporada em Ubatuba. Depois, voltei a trabalhar em Taubaté e atender de graça nas faculdades para conhecerem meu serviço. Com isso, meu número de clientes aumentou e não dei mais conta”, lembra.


Luzia então, começou a dar treinamentos na área de estética, até montar - novamente - uma nova empresa: agora, uma marca de design de sobrancelhas.

“As pessoas riam de mim quando eu abri a primeira loja e falava que era uma franquia, mas que só tinha aqui. Eu falava que éramos os melhores do mercado, mas era uma loja piloto”, diz Luzia. Hoje, a marca tem 200 lojas em todo o Brasil, e em países como Argentina, Bolívia e até Estados Unidos.


Nas lembranças dos altos e baixos da própria história, Luzia sente orgulho do filme que vem à cabeça.

“Por muitos anos, eu empreendia para comprar uma fruta, uma mistura, uma pipoca para o meu filho. Aí, fui montando coisas que foram me dando condições melhores de vida. Hoje a gente está indo para outros países, é desafiador. É mágico. Tem mulheres diferentes, pessoas diferentes vivendo da sua marca. Vejo um pouquinho de mim em cada uma delas. Isso é muito gratificante”.

Confira a matéria da íntegra: https://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2018/11/05/depois-de-morar-na-beira-do-rio-empresaria-de-taubate-cria-franquia-com-200-lojas.ghtml

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page