O poder da autorresponsabilidade. Confira 10 pontos que irão te auxiliar a criar mais posicionamento




Você tem o controle da própria vida? Ou tem em mente que precisa assumir este controle e não sabe como colocar em prática?

Para isso, é necessário avaliar 10 pontos que irão te ajudar a criar mais responsabilidade e a ter mais posicionamento.

Confira abaixo:


1. Evite julgamento

Quando nos colocamos no papel de juiz, a gente tende a culpar os outros pelos nossos atos, passamos a ser vítima da sociedade e aí não amadurecemos com a situação atual que estamos vivendo.

Autorresponsabilidade é assumir o ocorrido, aprendendo com a situação, ainda que seja um erro.

De que forma? Se posicionando com a verdade independente do ocorrido.


2. Autoconhecimento

Quanto mais você se conhece, mais conflito encontra dentro de você. O autoconhecimento nos liberta de alguns julgamentos feitos por nós mesmos, mas até que tudo fique claro para nós, a tendência é lutarmos contra nossa carne.

Como? Se posicionando em relação a disciplina de conteúdos, leituras, treinamentos que virão nos ajudar a trazer para dentro de nós autorresponsabilidade e disciplina.


3. Cultiva bons hábitos

Uma rotina de hábitos saudáveis faz com que tenhamos uma vida mais regrada, liberando o estresse, ficando com a mente mais leve, mais organizada, criando bons pensamentos, com menos julgamentos.

Uma rotina organizada demanda de disciplina e ordem. Isso por si só já nos obriga a se autorresponsabilizar por nossas rotinas. Nos levando a se posicionar com várias situações do dia a dia.


4. Aprenda com seus resultados

A arte de aprender com nossos resultados, sejam eles bons ou ruins, nos faz nos avaliarmos sem julgamentos, mas com a responsabilidade de fazer algo diferente a partir daquel




e ato. Nos traz o direito de nos posicionar em relação a nossa pessoa em ser melhor a cada dia.


5. Ouça mais



Quando paramos de falar um pouco, e passamos a ouvir mais as pessoas, entendemos que o outro também passa por situações parecidas ou até mesmo mais difíceis que a minha, e que talvez o meu comportamento de vítima muitas vezes não me deixa compreender o quanto preciso me posici


onar diferente em relação a algum acontecimento. Quando ouço as pessoas reflito na real situação e lido diferente ao ocorrido.


6. Qual nota você daria para você de 1 a 10?

Faça uma lista de prioridades e avalia que nível está sua nota em quesito de responsabilidade e de posicionamento se está abaixo do esperado, trabalhe e estude mais para subir sua nota.


7. Seja simples

Muitas vezes complicamos tanto as coisas, queremos tanto falar ou fazer igual aos outros, que deixamos a nossa verdade de lado, e paassamos fazer de uma forma que não funciona. Porque não domino, daí não dá certo, coloco a culpa no outro. Seja simples, se posicione com a sua verdade.




8. Reconheça que precisa de ajuda

Reconhecer que precisa de ajuda, nos faz olhar para dentro de nós e identificar onde devemos crescer, como devo fazer para melhorar, ter mais conhecimentos. Nos levando a cada vez mais a um nível de autorresponsabildiade maior. Quanto mais me conheço, mais me cuido.


9. Tenha um plano de ação

Criar um plano de ação para suas rotinas diárias para sua vida. Planeje seu mês, seu dia a dia, pessoal e profissional, assim você vai cada vez mais ter consciência da importância de uma rotina organizada e a autorresponsabilidade de buscar por novos resultados.




10. Como quero ser visto

É aí que eu te convido a acordar pra vida. De que forma você tem se posicionado perante ao seu dia a dia? Porque é a maneira que você se autorresponsabiliza e se posiciona que faz com que as pessoas te admirem ou te interpretam mal. Como você tem se tratado? Sua verdade tem feito diferença na vida do outro? Pense nisso e você verá como sua vida vai mudar.

Sugiro que vocês leiam o livro “O Poder da Autorresponsabilidade” do Paulo Vieira, para aprender um pouco mais sobre isso.

Posts Em Destaque