O poder do não

*Luzia Costa




Quantas vezes nos pegamos em situações, onde não queremos fazer alguma coisa, mas mesmo assim, fazemos com medo de dizer não e desagradar alguém? Você sabia que, para saber o real significado do sim, você precisa falar não?

Muitas vezes quando dizemos um sim por medo de desapontar alguém, acabamos gerando em nós, um sentimento de frustração, falta de piedade, e de falta de autoridade, diminuindo a nós mesmo, e se tornando cada vez menos produtivo. Por isso separei algumas dicas de como você pode se livrar dos traumas do não. Confira:


1. Dizer não te traz posicionamento e sinceridade.

Ser sincero com as pessoas, ainda é a melhor maneira de se manter posicionado, a verdade nos traz um equilíbrio, e isso faz com que as pessoas não se sintam ofendidos com o não.


2. Dizer não te coloca limites.

Muitas vezes quando nos damos conta de como o não nos faz bem, passamos a nos policiar, e dizer não para um monte de coisa errada que estávamos fazendo com a gente mesmo. Acordando tarde, comendo errado, indo a lugares indesejados, correndo sem ter necessidade, passamos a ter autodisciplina, porque criamos uma autoridade própria.


3. Dizer não te faz ser amado e respeitado.

Ser amado e respeitado são necessidades do ser humano, e por isso muitas vezes dizemos sim sem querer, por medo de dizer não e ser rejeitado. E quando aprendemos a colocar nossa verdade, e vemos que independente do sim ou do não, o sentimento das pessoas não muda, passamos a nos sentir amado e respeitado, porque construímos em nós uma autoridade. Lembre-se, as pessoas não mudam com o seu não, elas só revelam quem elas são, as pessoas que realmente gostam de você, querem a sua verdade, não seu sim.


4. Dizer não te faz ser ouvido na essência.

Ser generoso com você mesmo, é isso que você faz quando diz não, as pessoas olham e tendem a querer saber o porquê do não, assim você consegue fazer com que as pessoas te ouçam.