Qual é o seu momento?


Momento é a palavra que usamos para definir em que instante estamos vivendo no tempo. Há um tempo determinado para tudo, para cada propósito debaixo do céu. O problema é que vivemos cercados por uma ansiedade e por um medo absurdo do futuro, do amanhã, medo de não dar conta, de morrer, de ficar sozinho, e daí a conclusão disso é que nos perdemos no tempo, e não sabemos aproveitar o momento. Vivemos todos os dias ou pensando no passado, ou pensando no futuro. Conclusão: há cada vez mais pessoas depressivas, com problemas psicológicos, ansiosos por cura, sem nem saber a causa da doença.


Triste, não é?! Então pensando nisso, separei 10 dicas para te ajudar a viver no seu estado atual. Vamos lá?


1. Momento de Expectativa: o sentimento de expectativa nos faz viver muitas vezes na ilusão, não paramos para identificar o sentimento real da situação, mas quase sempre ele vem seguido de frustração.

Isso ocorre porque criamos uma situação em nossa mente de algo que está para acontecer, de uma forma fantasiada, e imaginamos exatamente do jeito que queremos, do jeito que achamos que tem que ser, e daí quando acontece a realidade dos fatos, e não vem exatamente como pensamos, nos decepcionamos e nos frustramos.

Ou seja, desse jeito nunca vivemos a emoção do momento atual, porque antecipamos uma situação em nossa mente que não foi correspondida.


2. Momento de Desculpas: quando começamos a arrumar pretextos ou justificativas para o nosso tempo, mostra que não estamos vivendo no momento atual, não estamos usufruindo do momento de forma saudável. Exemplo: eu não almocei porque não deu tempo; não liguei para tal pessoa porque não tive tempo.

Cada vez que deixamos de fazer alguma coisa por achar que não temos tempo, deixamos de viver o momento. Esse tempo para o almoço nunca mais volta, teremos outras oportunidades, mas essa não mais.

E será que Deus não tinha algo preparado para nós naquele momento? Uma pessoa para trocar uma palavra de conforto, uma oportunidade de conhecer uma pessoa nova, parece bobo, não é?! Mas todas as vezes que isso acontece, mostra que não estamos vivendo no momento atual.


3. Momento de Medo: o medo é um estado que o organismo se coloca em alerta diante de algo que se sinta ameaçado. É um estado de alerta extremamente importante para a sobrevivência humana, mas quando ele ultrapassa os limites da barreira normal, se torna extremamente limitador. O medo causa insegurança, fobia, ansiedade, nos desconectando totalmente do momento atual.


4. Momento de Lembranças: lembranças são capazes de nos trazer à memória, momentos e situações vividas no passado, recordações boas e ruins de um tempo que não voltam mais. Quando revivemos as lembranças de uma forma boa não tem nada de mais, elas vêm em forma de saudade, ou às vezes de tristeza, mas logo passa e continuamos a viver.

O problema está em quando nós queremos trazer isso para o presente e não conseguimos. Queremos viver como no passado, colocando o peso disso nas pessoas que estão a nossa volta. Não confiamos em ter um relacionamento com alguém, porque fomos decepcionados no passado, ou quando perdemos alguém, queremos que a outra pessoa seja exatamente igual, e daí o tempo passa e, como consequência fica o remorso, então precisamos ter cuidado em lidar com suas lembranças.