Você conhece os benefícios do pensamento crítico? Confira 5 dicas de como desenvolve-lo

*Por Luzia Costa



Pensamento crítico, é uma habilidade de trazer uma opinião não julgadora, porém reflexiva através da observação, da fala ou da escrita. A base dele é perguntas certas, no lugar certo e na hora certa. Ele te faz sábio, te torna observador, te faz paciente, e você aprende a dar respostas sabias, baseadas em perguntas inteligentes. Eu diria que um cidadão crítico é também um cidadão sábio.


Quer desenvolver o pensamento crítico? Então confira abaixo as dicas que eu separei:


1. Seja curioso: a pessoa curiosa tem a necessidade de aprender, de saber mais, de conhecer, de ir além do lugar que ela está, e a busca constante pelo conhecimento acaba levando a pessoa a um outro nível de maturidade e eu diria até de espiritualidade, a tornando mais observadora e mais ouvinte. O resultado disso é um pensamento crítico com muito mais facilidade de resolver conflitos.


2. Faça perguntas diferentes para pessoas diferentes: quanto mais pessoas diferentes você ouvir mais perguntas diferentes vão surgir, e mais você vai desenvolver o pensamento crítico. Para isso, se possível, tenha sempre papel e caneta em mãos, se preferir pode ser o bloco de notas do seu celular. Tenha referências, motivos, argumentos, peça para a pessoa te contar a história dela, isso vai fazer com que você seja mais sábio e menos julgador.


3. Seja observador: o pensamento crítico te faz observar melhor as circunstâncias, a aprender mais sobre os detalhes, a usar mais os nossos sentidos como: audição, visão, olfato, gustação e tato.


4. Tenha foco: para desenvolver o pensamento crítico precisamos focar nas circunstâncias, não basta só observar, precisa de foco para selecionar aquilo que realmente tem que se concentrar, senão foge do assunto e vira conversa fiada, que muitas vezes não leva a nada.


5. Tenha discernimento: segundo o dicionário, essa palavra significa: capacidade de avaliar as coisas com bom senso e clareza; juízo, capacidade de separar o certo do errado.


O pensamento crítico tem que vir acompanhado da capacidade de compreensão, o discernimento permite você chegar ao fundamento de uma situação, de criar seu próprio julgamento, mas se você não tiver discernimento e empatia com o outro, você deixa de usufruir do pensamento crítico, que tem a arte de uma fonte confiável, que vem através da sua própria opinião, para fazer parte do